O pudim e o princípio da escassez
O que um doce pode nos ensinar sobre a natureza humana.
TEXTOS CULINÁRIOS
Nehemias Júnior
1/4/20253 min read


O princípio da escassez é a ideia de que algo se torna mais valioso quando é limitado ou difícil de obter. Quanto mais raro um item, mais desejável ele se torna. É um conceito básico da economia e também muito utilizado em marketing para influenciar nossas decisões de compra.
Como funciona na prática?
Frases como "últimas unidades", "por tempo limitado" ou "promoção relâmpago" criam a sensação de que você precisa agir rápido para não perder a oportunidade. Produtos ou serviços limitados a um grupo específico de pessoas ou por um período curto de tempo aumentam seu valor percebido. A percepção de que algo é raro faz com que atribuamos a ele um valor maior do que realmente tem.
Por que funciona?
Na psicologia, a escassez desperta em nós o medo de perder algo, o que nos leva a agir por impulso.
Historicamente, a escassez de recursos era uma ameaça à sobrevivência, por isso, nosso cérebro é programado para valorizar o que é limitado. Por exemplo nas vendas são usadas frases como :"Apenas 10 unidades disponíveis", ou "Promoção válida por 24 horas".
No Marketing digital também é comum sermos atacados com frases como: "Acesso exclusivo para membros", "Conteúdo liberado por tempo limitado". E outras frases apelativas que tem o objetivo de nos fazer desligar o cérebro e abrir a carteira.
Em Economia, o aumento no preço de um produto quando há uma alta demanda e baixa oferta, é uma ação padrão para obter lucros maiores, pois muito mais pessoas estão dispostas a pagar mais caro para ter um item raro ou exclusivo.
É importante lembrar que, o princípio da escassez pode ser usado para manipular nossas decisões de compra fazendo-nos comprar coisas de que não precisamos então, é fundamental estarmos conscientes dessa estratégia e analisar se o produto ou serviço realmente vale o investimento, mesmo sendo limitado. O termo"princípio da escassez pode não ter um marco histórico da primeira vez que foi usado, porém é um conceito fundamental que permeia a história da humanidade.
Filósofos gregos como Aristóteles já discutiam questões relacionadas à distribuição de bens escassos e à justiça, e economistas clássicos como Adam Smith e David Ricardo exploraram a noção de escassez como um dos pilares da economia, analisando como a sociedade aloca recursos limitados para atender a necessidades ilimitadas.
Mais o que raios isso tem haver com pudim?
Calma gafanhoto que eu te explico.
Na festa de ano novo da família da minha esposa (minha família também), foi combinado entre as garotas que cada uma ficaria incumbida de levar uma sobremesa, e minha esposa se prontificou à levar o seu famoso PUDIM DA NATY. Tudo correu conforme o previsto, cada uma levou a sua sobremesa porém, ... na hora que abriu a porteira, a manada explodiu. Todos atacaram o pudim como se fosse o último pudim que comeriamos em nossas vidas! Foi um verdadeiro massacre e o pobre doce não durou nem 1 minutos na mesa. Uau! Sobrou muitas sobremesas, mas o pudim acabou totalmente e muito rápido. Por que isso aconteceu? Foi o princípio da escassez na prática. Acho que todos tentaram garantir o seu pedaço e aquele doce foi visto por todos na festa como uma barra de ouro. Não foi pra menos, aquilo era uma obra prima visual, estava vistoso e era até grande, mas foi visto como pouco para todo mundo.
Aí eu pergunto: se tivéssemos feito uns três ou quatro, teria feito tanto sucesso?
Com certeza não.
Mas a corrida pelo pudim foi o ponto alto da noite. 🤣